Pular para o conteúdo

Esfiha de carne

4 de fevereiro de 2010
tags:
by

Essa é uma receita do meu brother @guicqueiroz. Ainda não fiz, mas o plano é fazer na sexta acompanhada de cerveja e afins alcóolicos.
A receita é interativa, gostei bastante! E se quiser que fique lisinha e brilhosa é só pincelar com gema de ovo.
A única coisa é que falta o tempo de cocção, mas como um “bom” cozinheiro, presumo que quando estiverem douradinhas já esta de bom grado.

Aí vai:

Ingredientes:

Para a massa:

  • 4 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 xícara de água;
  • ¾ de xícara de óleo;
  • 3 colheres de sobremesa de açúcar;
  • ½ colher de sobremesa de sal;
  • 3 tabletes de fermento biológico (45 gramas);

Para o recheio:

  • 400 gramas de carne moída (patinho);
  • 2 tomates;
  • 1 cebola;
  • Sal e pimenta síria (com moderação)
  • 1 colherada pequena de extrato de tomate concentrado;

Preparo:

Dissolva o fermento na água com o açúcar e o sal. Num refratário coloque a farinha e, aos poucos, intercale o líquido dissolvido com o óleo, sempre mexendo até que a massa adquira consistência.[Essa parte é a melhor] Sove a massa com vontade durante uns cinco minutos, sob uma superfície polvilhada com farinha! Bata forte, mas sem agressividade!! Quando estiver com uma massa consistente e com um aspecto bonito embale-a num papel filme, cubra com um pano de prato e deixe descansando por 30 minutos.

Enquanto a massa descansa, pique o tomate e a cebola (apesar de não ser tradicionalmente árabe, você pode colocar um cheiro verde ou uma salsinha pra dar uma corzinha). Misture a cebola e o tomate picados, a carne, o sal, a pimenta síria e o extrato de tomate e reserve.

Se você conseguir fazer o recheio antes de meia hora dê mais um tempinho pra massa crescer. Caso contrário, é hora de montar as esfihas e nessa parte só se adquire a perfeição depois de muito treino.

Minha dica é a seguinte: arranque pedaços razoáveis da massa e abra-os sob uma superfície polvilhada de farinha. Utiliza um rolo de macarrão para esticar a massa e uma tampa de “zip-lock” para modelar as esfihas, colocando recheio à gosto (tente colocar a medida certa de recheio para não ficar nem muito crua nem muito tostada).

Pré aqueça o forno a temperatura alta por 10 minutos e coloque quantas esfihas conseguir em assadeiras polvilhadas com farinha!!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 5 de fevereiro de 2010 9:36

    Gust … mas a receita é da esfiha aberta cara!!

    Até dá pra fazer fechada, mas tem que dar uma fritada na carne antes de misturar com a cebola e o tomate senão vc acaba refogando!!!

    Abraço

    • 5 de fevereiro de 2010 9:54

      Acho que se fizer pequena a carne cozinha e fica boa. Mas pra fazer maior tem que cozinhar mesmo. Eu lembro que que eu fazia mini-esfiha fechada sem cozinhar a carne e ficava bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: